segunda-feira, 20 de abril de 2015

CORTÁZAR, Julio. In: O Jogo da Amarelinha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.


Mais uma leva de citações. Desta vez foi Cortázar o escolhido, dentre os nomes que leio no momento. Estou amarrada na leitura de Virgínia Woolf (Noite e Dia) e Rudyard Kipling (A casa dos desejos e outros contos escolhidos por Jorge Luis Borges), portanto precisava retornar ao febril Cortázar e desamarrar um pouco a atualização deste amado espaço.
Me apaixonei pela escrita fluida de Julio. Há tempos tenho tido contato com este trabalho, mas em "O Jogo da Amarelinha" a situação se tornou irreversível.

Fica o recorte e a dica de leitura.

Irei sentindo cada vez menos e recordando cada vez mais, mas o que é a recordação, afinal, senão o idioma dos sentimentos, um dicionário de rostos e dias e perfumes que voltam como os verbos e os adjetivos no discurso, adiantando-se disfarçados, à coisa em si, ao presente puro, entristecendo-nos ou lecionando-nos vicariamente até que o próprio ser se torna vicário, o rosto que olha para trás abre muito os olhos, o verdadeiro rosto se mancha pouco a pouco como nas velhas fotografias e Jano, de repente, é igual a qualquer um de nós. (Capítulo 21 - p.116)

3 comentários:

  1. Ah, esqueci de deixar meu e-mail!
    ariel.legrand@gmail.com
    Estarei aguardando Laís!
    Muito obrigada e novamente: parabéns pelo seu talento com as letras!

    ResponderExcluir
  2. Fiz login depois de escrever meu primeiro comentário, espero que tenha recebido! rsrs Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Você pediu uma dica de leitura. Lá vai... Mas atencao: este livro deve ser lido como se você estivesse sorvendo o nectar mais raro. A Correspondência de Fradique Mendes, de Eça de Queirós.

    ResponderExcluir

Os comentários serão liberados após moderação. Obrigada!